Secretária de Governo aborda ações do Programa Boniteza em entrevista à Rádio TransAmérica
A secretária de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora, Cidinha Louzada, esteve em entrevista na Rádio TransAmérica nesta sexta-feira, 22, trazendo a experiência como mulher numa posição de poder, principalmente em relação à idealização e coordenação do Programa Boniteza. Cidinha debateu sobre a segurança de não estar sozinha em posição de poder na gestão pública, o trabalho diário de zeladoria, o impacto das intervenções artísticas na cidade, e as ações do Programa Boniteza em revitalizações, como a do Hospital de Pronto Socorro (HPS).
A secretária abriu a entrevista compartilhando a vivência na administração pública da atual gestão, destacando a importância de ter mulheres ao seu lado no secretariado. “Quando você é a única mulher e o comando é todo masculino, o desafio é muito maior. Então, no caso da Prefeitura, eu não me sinto tão sozinha, pois nós temos outras mulheres com poder”, afirma. Em relação à coordenação do Programa Boniteza, a secretária reforçou a importância do trabalho integrado. “A forma com que nós trabalhamos é uma forma muito diferenciada e por isso é tão eficaz. A gente trabalha não de uma forma hierarquizada, nós trabalhamos de forma transversal”, ressalta.
Sobre os serviços do Programa Boniteza, Cidinha enfatizou o compromisso da Prefeitura com o cuidado no dia a dia da população: “Todo dia, a gente tem a nossa programação, onde nós vamos estar na cidade varrendo, limpando, capinando, tapando buraco, cortando árvores.” Vale lembrar, que pedidos de zeladoria podem ser realizados através do gabinete de Ação e Diálogo Comunitário pelo telefone 3690-7241. Em 2023, foram realizadas mais de 55 mil ações de zeladoria no município.
Além da zeladoria, o Programa Boniteza também promove a arte urbana em Juiz de Fora através de intervenções artísticas realizadas por artistas locais em pontos estratégicos da cidade. “Boniteza é tudo aquilo que traz aos olhos das pessoas alegria, suavidade, as cores”, reforçou. Um dos projetos destacados foi o Boniteza em Cores, que trouxe um colorido único que retrata os pássaros do Paraibuna para a empena do prédio sede da PJF.
Cidinha também ressaltou a presença das intervenções do Boniteza em pontos importantes de Juiz de Fora, como a revitalização do HPS: “É igual a casa da gente também, quando temos um problema de infiltração, você não começa pintando a sua casa por dentro. Você olha primeiro o telhado, de onde está vindo essa infiltração do lado de fora, você primeiro procura isso. A partir daí, você começa de fora para dentro fazer este projeto”. Na primeira etapa, o foco será em resolver transtornos relacionados a infiltrações internas de água, como umidade e mofos. Em função disso, estão sendo executados inicialmente emboço e reboco nas áreas externas laterais. Serão realizadas, também, reformas internas na estrutura.